O que se pode encontrar aqui?

domingo, 4 de março de 2012

1 Ilha de Páscoa... Um mistério ainda não desvendado

(Reprodução da matéria do mesmo autor, publicada no site "Videoblog do Insólito e do Extraordinário")

Continuando a nossa série sobre "lugares misteriosos do planeta", apresentamos agora a "Ilha de Páscoa", um lugar misteriosíssimo, que exibe 22 estátuas gigantes, de aproximadamente 22 metros cada, denominadas moais pelos nativos. Até hoje, nem historiadores nem cientistas conseguiram identificar a verdadeira origem dessas estátuas. Quem as colocou ali, quando, o que significam, qual o seu propósito? Vejam a matéria abaixo sobre o assunto, publicada pelo site "How Stuff Works":

A ILHA DE PÁSCOA

Seria ela parte do continente perdido de Atlântida? Ou obra de "deuses astronautas"? Muitas teorias tentam explicar as gigantescas estátuas da Ilha de Páscoa, localizada no sul do Oceano Pacífico, na altura do Chile. As estátuas feitas em rochas vulcânicas receberam o nome de moais. Quase nove centenas delas, com altura de até 22 metros e pesando 90 toneladas, espalharam-se pelo território tornando Páscoa a ilha mais misteriosa do planeta.


10 lugares misteriosos
Reprodução

Os moais eram provavelmente dedicados ao culto aos mortos e teorias místicas explicam que eles foram construídos com a ajuda da Mana, energia oculta que anima as coisas e as pessoas. O que mais impressiona nas estátuas, além de entender como elas foram construídas, é o fato de não representarem deuses ou entidades divinas e sim os habitantes da ilha.

Um comentário:

  1. Como se sabe, 75 dentre as mais de mil estátuas gigantes da Ilha de Páscoa ostentam chapéus, na cabeça dos moais. Esse era mais um dos muitos mistérios inexplicados que rondam essas estátuas.
    Recentemente, anunciou-se que pelo menos esse mistério (o dos chapéus)teria sido desvendado(???). Vejam a explicação:

    ----------------------------------------
    "Os investigadores acreditam assim que os chapéus nas cabeças rochosas eram um símbolo de prestígio - ou não fossem apenas 75 das mil estátuas a terem direito a um. Os chapéus eram usados pela elite dos chefes nativos, que se envolviam em lutas de poder, sendo que as estátuas são homenagens à sua coragem e relevância no seio de uma sociedade de poder.
    A construção das estátuas reflectia essa competição social, que por sua vez se reflectia igualmente na construção de estátuas cada vez mais altas.
    O mistério que antropólogos, arqueólogos e historiadores tentavam desvendar há anos (um dos muitos da Ilha da Páscoa) fica assim explicado: os dois britânicos acreditam que os chapéus terão sido construídos nesta base, por volta de 1200 ou 1300. "

    ----------------------------------------

    Sinceramente, convence? A mim não. Por isso, este assunto continua no baú.

    ResponderExcluir

Deixe aqui as suas impressões sobre a matéria! Seus comentários não sofrerão moderação (salvo se identificados como "spam") e são importantes para identificarmos as preferências dos leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...